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sábado, 21 de março de 2020

cinema adiado no auditório

C-f-L

. ADIADO . Ciclo de Cinema «

La vie c'était l'écran»

: Centenário do nascimento de Éric Rohmer (1920-2020)

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Caros cinéfilos,

No dia em que se celebra o centenário do aniversário de Éric Rohmer, temos a infelicidade de comunicar o 
adiamento do ciclo de cinema «La vie c'était l'écran» que celebraria a vida e o pensamento do cineasta. 
As circunstâncias que conduzem a esta decisão são bem conhecidas por todos. 
Neste momento, dada a enorme incerteza sobre a evolução da pandemia, não foi ainda fixada uma data 
alternativa para o evento.

Na esperança de que este email vos encontre bem de saúde, cumprimentos dos membros do
Cinema-fora-dos Leões




Cinema-fora-dos Leões

Institut Français du Portugal,
Ambassade de France à Lisbonne

Direção Regional de Cultura do Alentejo

Universidade de Évora

apresentam o ciclo de cinema



La vie c'était l'écran

Centenário do nascimento de Éric Rohmer (1920-2020)


Em 2020 comemoramos o centenário do nascimento de Éric Rohmer com a programação do ciclo de cinema
 «La vie c'était l'écran», organizado pelo C-f-L, com o apoio do Institut Français du Portugal, 
da Ambassade de France à Lisbonne, da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e da 
Universidade de Évora.

Tal como os restantes membros fundadores da nouvelle vague, Éric Rohmer começou o seu percurso 
como programador no Ciné-Clube du Quartier Latin e como crítico de cinema nos Cahiers du Cinéma,
 que veio a dirigir entre os anos 1957 e 1963. O seu trabalho escrito caracteriza-se sobretudo pela
 consistência de temas e autores a que se dedicou: entre os seus contemporâneos discutiu
 quase exclusivamente Renoir, Rossellini, Hitchcock, Hawks e Lang e, entre os cineastas que o 
antecederam, Murnau.

O presente ciclo de cinema centra-se no trabalho crítico de Rohmer. Ao todo, serão exibidos nove filmes
 que compõem um complexo atlas rohmeriano que, progressivamente, vai sinalizando os temas, as ideias
 e as formas que Rohmer viria a cristalizar na sua vasta filmografia – o recurso a uma extrema economia 
de meios, a importância dos reencontros amorosos, da sedução, da escrita e dos diálogos.

Compreende filmes de cineastas que foram referências incontornáveis (Renoir e Rossellini),
 um filme que defendeu arduamente contra os seus colegas redatores dos Cahiers (Veneno e Eternidade) 
e outros sobre os quais escreveu extensamente. Por fim, para encerrar este ciclo, a sua obra-prima final 
(A Inglesa e o Duque), com apresentação de Pierre Léon e de Philippe Fauvel.

Rever sob uma nova perspectiva o pensamento de Rohmer implica reflectir sobre a nouvelle vague 
francesa através de um dos seus membros fundadores.

Sejam bem-vindos!



Programa do ciclo de cinema:

2 de Abril
A Comédia e a Vida (Le carrosse d’or, 1952), Jean Renoir
9 de Abril
Stromboli (Stromboli, terra di dio, 1950), Roberto Rossellini
16 de Abril
Veneno e Eternidade (Traité de bave et d’éternité, 1951), Isidore Isou
23 de Abril
Piquenique (Picnic, 1955), Joshua Logan
30 de Abril
Olho por Olho (Oeil pour oeil, 1957), André Cayatte
7 de Maio
Estrelas a Meio do Dia (Les étoiles de midi, 1958), Jacques Ertaud & Marcel Icha
14 de Maio
Um Americano Tranquilo (The Quiet American, 1958), Joseph L. Mankiewicz
21 de Maio
Sombras de Um Adultério (La proie pour l’ombre, 1961), Alexandre Astruc
28 de Maio
A Inglesa e o Duque (L’anglaise et le duc, 2001), Éric Rohmer


Sessões às 21h30
AUDITÓRIO SOROR MARIANA

Universidade de Évora
Rua Diogo Cão, 8 | 7000-872 Évora | Portugal

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