Periferias – Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcántara
Arranca com 5.ª edição – De 14 a 20 de agosto
Pelo quinto ano consecutivo, o PERIFERIAS pretende levar o cinema junto das populações dos dois lados da fronteira, num esforço para criar novos públicos e estimular vivências culturais diferenciadoras.
O Festival continua a promover o cinema independente de qualidade, com ênfase particular na área do documentário, procurando suscitar a reflexão em torno das principais questões sociais e existenciais que marcam o nosso tempo.
Na presente edição, será dada atenção especial ao tema "Terra e Ambiente", com uma seleção de filmes onde se dão a ver as múltiplas formas do homem entender a sua relação com o mundo, desencadeando vivências que, umas vezes, são exemplares e enriquecedoras, e, noutros casos, profundamente nefastas para o equilíbrio dos ecossistemas.
Dentro do espírito de itinerância que caracteriza o festival, é intenção marcar presença no maior número de locais possíveis, tanto no concelho de Marvão, como do lado de lá da fronteira, onde o PERIFERIAS conta com o apoio do Município de Valência de Alcántara e a importante parceria com a Filmoteca da Extremadura.
O objetivo é dar a ver lugares e vivências que merecem ser conhecidas, planeando sempre momentos multidisciplinares, onde, a par do cinema, a música, a fotografia, as diferentes artes e ofícios marquem presença.
Pretendendo ir além de uma mostra de cinema, o festival procura fomentar vivências culturais, cruzar saberes, suscitar o pensamento crítico e o desejo de uma participação ativa na vida da comunidade.
Pretendendo ir além de uma mostra de cinema, o festival procura fomentar vivências culturais, cruzar saberes, suscitar o pensamento crítico e o desejo de uma participação ativa na vida da comunidade.
Entre os patrocinadores principais do PERIFERIAS encontram-se os Municípios de Marvão e de Valência de Alcántara, sendo a Direção Regional de Cultura do Alentejo, um dos diversos parceiros institucionais.
Divulgação também disponível em www.cultura-alentejo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário