O CINEMA-FORA-DOS LEÕES, em coordenação com o Departamento de Filosofia, o CHAIA e a Colecção B, apresenta
Quinta-feira, 5 de Janeiro, 21h30
AUDITÓRIO SOROR MARIANA
Sexta-feira, 6 de Janeiro, 21h30
AUDITÓRIO SOROR MARIANA
ASCENSEUR POUR L'ÉCHAFFAUD - FIM DE SEMANA NO
ASCENSOR / 1958, Louis Malle, 88 min - legendado em português - (1)
Na sequência do Colóquio e ciclo integral Pedro Costa, do Ciclo José Luis Guerín, e da rubrica Double Bill, que culminaram o ano de 2016, mantemos a partir de Janeiro de 2017 idêntico perfil de programação alargada, conjugando simultaneamente a dimensão académica com o serviço cultural público, e agora passando também a envolver estruturalmente a colaboração directa e permanente daquela parte da comunidade académica que detém responsabilidades científicas e docentes na área do cinema e dos audiovisuais, conforme era já há muito nossa intenção desenvolver, enquanto universitários.
Desse modo, nas duas rubricas específicas que inauguramos - 'Aulas de cinema' e 'História Permanente do Cinema' - passarão a intervir, igualmente (entre outros), colegas do Departamento de Artes Visuais e Design, ficando por sua vez a gestão da programação de História Permanente do Cinema entregue a uma equipa constituída pelos Professores José Alberto Ferreira, Sandra Leandro e João Mesquita.
É essa rubrica que estreia agora com o filme estrondoso de Anselmo Duarte que haveria de arrebatar a Palme d'Or desse ano em Cannes (encaixada entre as de Viridiana e de Il Gattopardo, entre um Buñuel e um Visconti) e que comparticipa de uma sorte de espírito de época que une em arco essas três obras-primas sob o mote de um anacronismo reinvestido devastadoramente sobre o corpo e o rosto do presente - tal como é em geral apanágio dos filmes intensos e críticos, densos e por vezes irrespiráveis, dessa década.
Numa espécie de antecâmara dessa programação de longo curso, e enquanto o grupo de trabalho define o respectivo conceito histórico-cinematográfico, escolhemos cinco filmes que poderiam pertencer a uma sub-secção designada 'Os grandes esquecidos da História do cinema', e que aspira, justamente, a repescar obras muito diferentes entre si, mas inequivocamente maiores - para além de tocadas por uma essência fílmica em cada caso única - que, por mistérios que a razão e o coração desconhecem, foram ficando injustamente olvidadas na memória cinéfila:
5 JAN - O pagador de promessas – Anselmo Duarte (1962)
12 JAN - O céu pode esperar – Ernst Lubitsch (1943)
19 JAN - Les enfants du paradis – Marcel Carné (1945)
26 JAN - Peeping Tom – Michael Powell (1960)
2 FEV - The Confort of Strangers – Paul Schrader (1990)
Assinalamos ainda que a rubrica 'Aulas de Cinema', com horários previstos para as matinés de quintas e sextas (18h00), aguardará, como o nome indica, pelo início do Semestre de Verão.
Fica indicado em seguida o próximo calendário de programação:
Janeiro de 2017
5 de Janeiro, quinta-feira
21h30 – ‘História Permanente do Cinema’: O pagador de promessas – Anselmo Duarte (1962) (6)
21h30 – ‘História Permanente do Cinema’: O pagador de promessas – Anselmo Duarte (1962) (6)
6 de Janeiro, sexta-feira21h30 – Ascenseur pour l'échaffaud / Fim de semana no ascensor - Louis Malle (1958), (1)
Sem comentários:
Enviar um comentário