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domingo, 11 de dezembro de 2016

José Luis Guerin - sessão v

CICLO JOSÉ  LUIS   GUERÍN




Segunda,  12 dezembro | 21h30 - 23h30 | 
Auditório Soror Mariana, UÉ


SESSÃO V – CINEMA, Auditório Soror Mariana
 Innisfree, 1990, 100'    23h10»23h30 Apresentação do Cinema-fora-dos Leões








Terça, 13 dezembro | 21h30 - 00h00 | Auditório Soror Mariana, Universidade de Évora

SESSÃO VI – CINEMA, Auditório Soror Mariana
 En Construcción, 2001, 125'    - Apresentação do Cinema-fora-dos Leões e de João Soares,  Director do Programa de Doutoramento em Arquitectura / 

Quarta, 

14 dezembro | 21h30 - 00h00 | Colecção B, Igreja de São Vicente
SESSÃO VII – SEMINÁRIO ABERTO #2, Colecção B, Igreja de São Vicente  Processos: Entre Cinema e Performance
La Jetée, 1962, Chris Marker, 28'
Conversa com José Manuel Martins Joana Bicacro,moderada por José Alberto Ferreira


 Se, segundo Bazin, a fotografia é a base do 'realismo ontológico' da cinematografia, Marker, em 'O Pontão', e J.L. Guerín, em Unas fotos en la ciudad de Sylvia', mostraram que é possível converter o fotograma num acontecimento cinemático, quer dizer: pô-lo em movimento, e fazer 'um filme de fotografias'. Mas a imobilidade da fotografia ou do fotograma é ontologicamente perigosa: se, em 'Unas fotos...' a sua sucessão pode indiciar um imaginativo jogo detectivesco com a realidade, 'O Pontão' vem recordar que o movimento hirto é o signo da morte. 'Tren de Sombras / Le spectre du Thuit' oscilará, então, na obra de Guerín, entre as duas coisas: entre a busca detectivesca da vida e de Eros, e o encontro espectral com o Morto – entre o fotograma e o filme, nessa zona misteriosa de transporte entre ambos que é a película a passar como um 'comboio de sombras' (Máximo Gorki) que transporta a 'Morte 24 x porsegundo' (Laura Mulvey).


 Quinta, 15 dezembro | 21h30 - 00h00 | Auditório Soror Mariana, Universidade de Évora 

SESSÃO VIII – CINEMA, Auditório Soror Mariana
 Sessão de boas vindas, com a presença de:
Exmª Srª Reitora da Universidade de Évora, Profª Doutora Ana Costa Freitas (a confirmar)
Exmº Sr Presidente da Câmara Municipal de Évora, Prof. Doutor Carlos Pinto de Sá (a confirmar)
Exmª Srª Administradora da Universidade de Évora, Drª Cesaltina Frade (a confirmar)
Exmº Sr Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora, Dr. Eduardo Luciano (a confirmar)
Exmª Srª Directora da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Drª Ana Paula Amendoeira (a confirmar)
Exmª Srª Técnica Superior da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Drª Helena Rocha (a confirmar)

Tren de Sombras, 1997, 88'
22h58»00h00   Apresentação pelo realizador José Luis Guerín                                          




16 dezembro | 21h30 - 00h00 | Colecção B, Igreja de São Vicente
21h30»00h00   SESSÃO IX – SEMINÁRIO ABERTO #3, Colecção B, Igreja de São Vicente   Processos: Entre Cinema e Performance
Conversa com José Luis Guerín Susana de Sousa Dias, moderada por J. Alberto Ferreira


 É o primeiro encontro entre dois realizadores cujas cinematografias dialogavam já há muito entre elas: a obra da autora de ‘48’, de ‘Natureza morta’, explora o trabalho fílmico e estético-político que se pode realizar directamente sobre a fotografia, sobre o movimento virtual de vida e de resistência que ela guarda – ou, inversamente, trabalhando a desaceleração da imagem até o seu movimento se converter no da revelação crítica da História ou da memória esquecida; José Luís Guerín inventa um cinema para além de todas as combinatórias de ficção e documentário e para além da oposição entre o fixo e o móvel, recapitulando auto-referencialmente a história e a teoria do cinema. Ambos elevam a técnica a uma forma de pensamento e ambos conduzem esse pensamento ao lugar humano da existência.

17 dezembro | 17h00 - 20h00 | Auditório Soror Mariana, Universidade de Évora
SESSÃO X – CINEMA, Auditório Soror Mariana 
Correspondência: Jonas Mekas – J.L. Guerín, 2011,    90' Souvenir, 1986, 5' ,      Tren Estrasburgo: Paris, 2006, 1'
 Mujer Esperando al Tranvía, 2006, 3'       En la Ciudad de Lotte, 2007, 7'         Dos Cartas a Ana, 2011, 28'       19h14»20h00   Apresentação do Cinema-fora-dos Leões
 20h00»20h15   Encerramento do ciclo dedicado à obra de José Luis Guerín, com a presença de:
José Alberto Ferreira, DAC/UÉ, Colecção B - associação cultural
José Manuel Martins, DFIL/UÉ, Cinema-fora-dos Leões
Jorge Branquinho, Cinema-fora-dos Leões
Rui Salvador, Cinema-fora-dos Leões
                                     Luís Ferro, CHAIA/UÉ, Cinema-fora-dos Leões                                                                                             




19 dezembro | 16h30 - 20h30 e 21h30 - 00h00 | Auditório Soror Mariana, Universidade de Évora

SESSÃO XI – CINEMA, Auditório Soror Mariana
 Correspondência: Lisandro Alonso – Albert Serra, 2011, 169'
 Correspondência: Isaki Lacuesta – Naomi Kawase, 2011, 44' 20h05»20h30   Apresentação do Cinema-fora-dos Leões
 21h30»22h20   22h20»23h02  Correspondência: Jaime Rosales – Wang Bing, 2011, 50'
 Correspondência: Fernando Eimbcke – So Yong Kim, 2011, 42'  23h02»00h00   Apresentação do Cinema-fora-dos Leões

Caixa de texto: Janeiro de 2017 (data a anunciar)


 21h30»00h00   SESSÃO XII – SEMINÁRIO ABERTO #4, Colecção B, Igreja de São Vicente

Processos: Entre Cinema e Performance
 21h30»00h00  Conversa com José Gil Ana Godinho (a confirmar), moderada por José Manuel Martins
Na sua instalação video ‘A dama de Corinto’, José Luís Guerín revisita a mitológica genealogia intermedial que começa na história narrada por Plínio, o Velho, sobre a origem consecutiva da pintura e da escultura no desenho amoroso dasilhueta (do duplo mortal) de um rosto; que atravessará as estações de sombras do negativo fotográfico e das danças de espectros do cinema; para voltar ao museu sob a forma de video-instalação, e  tornar a dialogar com aquelasartes do passado.Esse largo trajecto do cineasta, constitutivo da sua noção de cinema, consagra o princípio da arte como processo, para além da obra, e alcança finalmente também a forma de livro, como novo passo intermedial, o do ‘museu imaginário’. Esse livro – A dama de Corinto –, metamorfose da instalação do mesmo nome, encontra agora um outro, com quem falar, Sem título – aquele em que José Gil inscreve os seus ensaios incontornáveis sobre ‘A arte do retrato’ e levanta, também a partir da história de Plínio sobre a mesma dama, as questões da imagem, da palavra, da morte, da presença, das micropercepções, e do sentido.

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