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quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

4a sessao José Luís Guerín


Quinta - Feriado 8/12


21h30

asm


4a sessao José Luís Guerín


Organização: DFIL/UÉ+DAC/UÉ+Colecção B+CINEMA-FORA-DOS LEÕES



Após as primeiras projecções, e graças também aos comentários pós-sessão em diálogo entre todos os presentes, e a seguir à primeira mesa-redonda, ontem havida, em redor da 'via das imagens' prosseguida por José Luis Guerín, percebemos melhor de que modo a abordagem do realizador catalão à Cidade como lugar do cinema, participa de variadas linhagens entrelaçadas: 
- a da deambulação no acaso anónimo da urbe contemporânea, encontrando eco nas Following Pieces de Sophie Calle; 
- a do regresso arcaico e repetição obsessiva em busca da imagem primordial (a da Laura de Petrarca, a da Beatriz de Dante, a da 'Dama de Corinto' da legenda grega pré-clássica);  
- a da revisitação da profundidade temporal da história europeia e ocidental através dos espaços geográficos hoje transitáveis através do continente; 
- a da revisitação auto-temática à arqueologia do medium 'cinema'; 
- a da ars combinatoria intermedial que investiga os traços do pictórico, do literário, do fotográfico, do arquitectónico, mas também do industrial e das culturas citadinas, presentes na película e transitando desta para a era digital que o realizador abraça confiantemente; 
- e, como veremos a partir de hoje, nos três filmes guerinianos que se seguem, as linhagens da ágora das grandes cidades planetárias e do lógos humano que aí se encontra consigo mesmo, no fulcro da pólis (Guest); da construção como casulo interior na cidade (En construcción); e a linhagem da liberdade e do abrigo, do pub caloroso e cinematográfico revisitado por Guerín (Innisfree) após a revisitação que John Ford, em The Quiet Man, aí empreendeu.
Cineastas de regressos, a ele regressemos, pois.




Próxima programação:


9 dezembro | 21h30 - 23h30 | Auditório Soror Mariana, Universidade de Évora

O Caminho Perdido (2005) (23')
de Teresa Garcia


Djerrahi (1978) (26')
de Pierre-Marie Goulet


Ditos e Feitos de Nasreddin II (2016) (29') 
de Pierre-Marie Goulet


com a presença dos realizadores


Sexta-feira, dia 9 de Dezembro | 21h30
Auditório Soror Mariana - Évora

Entrada Livre



CICLO JOSÉ  LUIS   GUERÍN

12 dezembro | 21h30 - 23h30 | Auditório Soror Mariana, Universidade de Évora
SESSÃO V – CINEMA, Auditório Soror Mariana
 Innisfree, 1990, 100'     23h10»23h30   Apresentação do Cinema-fora-dos Leões
13 dezembro | 21h30 - 00h00 | Auditório Soror Mariana, Universidade de Évora
SESSÃO VI – CINEMA, Auditório Soror Mariana
 En Construcción, 2001, 125'    - Apresentação do Cinema-fora-dos Leões e de João Soares,  Director do Programa de Doutoramento em Arquitectura / 



14 dezembro | 21h30 - 00h00 | Colecção B, Igreja de São Vicente
SESSÃO VII – SEMINÁRIO ABERTO #2, Colecção B, Igreja de São Vicente  Processos: Entre Cinema e Performance
La Jetée, 1962, Chris Marker, 28'
Conversa com José Manuel Martins Joana Bicacro,moderada por José Alberto Ferreira

 Se, segundo Bazin, a fotografia é a base do 'realismo ontológico' da cinematografia, Marker, em 'O Pontão', e J.L. Guerín, em Unas fotos en la ciudad de Sylvia', mostraram que é possível converter o fotograma num acontecimento cinemático, quer dizer: pô-lo em movimento, e fazer 'um filme de fotografias'. Mas a imobilidade da fotografia ou do fotograma é ontologicamente perigosa: se, em 'Unas fotos...' a sua sucessão pode indiciar um imaginativo jogo detectivesco com a realidade, 'O Pontão' vem recordar que o movimento hirto é o signo da morte. 'Tren de Sombras / Le spectre du Thuit' oscilará, então, na obra de Guerín, entre as duas coisas: entre a busca detectivesca da vida e de Eros, e o encontro espectral com o Morto – entre o fotograma e o filme, nessa zona misteriosa de transporte entre ambos que é a película a passar como um 'comboio de sombras' (Máximo Gorki) que transporta a 'Morte 24 x por segundo'(Laura Mulvey).


 15 dezembro | 21h30 - 00h00 | Auditório Soror Mariana, Universidade de Évora 
SESSÃO VIII – CINEMA, Auditório Soror Mariana
 Sessão de boas vindas, com a presença de:
Exmª Srª Reitora da Universidade de Évora, Profª Doutora Ana Costa Freitas (a confirmar)
Exmº Sr Presidente da Câmara Municipal de Évora, Prof. Doutor Carlos Pinto de Sá (a confirmar)
Exmª Srª Administradora da Universidade de Évora, Drª Cesaltina Frade (a confirmar)
Exmº Sr Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora, Dr. Eduardo Luciano (a confirmar)
Exmª Srª Directora da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Drª Ana Paula Amendoeira (a confirmar)
Exmª Srª Técnica Superior da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Drª Helena Rocha (a confirmar)
 Tren de Sombras, 1997, 88'
22h58»00h00   Apresentação pelo realizador José Luis Guerín                                                                                




16 dezembro | 21h30 - 00h00 | Colecção B, Igreja de São Vicente
21h30»00h00   SESSÃO IX – SEMINÁRIO ABERTO #3, Colecção B, Igreja de São Vicente   Processos: Entre Cinema e Performance
Conversa com José Luis Guerín Susana de Sousa Dias, moderada por J. Alberto Ferreira

 É o primeiro encontro entre dois realizadores cujas cinematografias dialogavam já há muito entre elas: a obra da autora de ‘48’, de ‘Natureza morta’, explora o trabalho fílmico e estético-político que se pode realizar directamente sobre a fotografia, sobre o movimento virtual de vida e de resistência que ela guarda – ou, inversamente, trabalhando a desaceleração da imagem até o seu movimento se converter no da revelação crítica da História ou da memória esquecida; José Luís Guerín inventa um cinema para além de todas as combinatórias de ficção e documentário e para além da oposição entre o fixo e o móvel, recapitulando auto-referencialmente a história e a teoria do cinema. Ambos elevam a técnica a uma forma de pensamento e ambos conduzem esse pensamento ao lugar humano da existência.

17 dezembro | 17h00 - 20h00 | Auditório Soror Mariana, Universidade de Évora
SESSÃO X – CINEMA, Auditório Soror Mariana 
Correspondência: Jonas Mekas – J.L. Guerín, 2011,    90' Souvenir, 1986, 5' ,      Tren Estrasburgo: Paris, 2006, 1'
 Mujer Esperando al Tranvía, 2006, 3'       En la Ciudad de Lotte, 2007, 7'         Dos Cartas a Ana, 2011, 28'       19h14»20h00   Apresentação do Cinema-fora-dos Leões
 20h00»20h15   Encerramento do ciclo dedicado à obra de José Luis Guerín, com a presença de:
José Alberto Ferreira, DAC/UÉ, Colecção B - associação cultural
José Manuel Martins, DFIL/UÉ, Cinema-fora-dos Leões
Jorge Branquinho, Cinema-fora-dos Leões
Rui Salvador, Cinema-fora-dos Leões
                                     Luís Ferro, CHAIA/UÉ, Cinema-fora-dos Leões                                                                                             



19 dezembro | 16h30 - 20h30 e 21h30 - 00h00 | Auditório Soror Mariana, Universidade de Évora
SESSÃO XI – CINEMA, Auditório Soror Mariana
 Correspondência: Lisandro Alonso – Albert Serra, 2011, 169'
 Correspondência: Isaki Lacuesta – Naomi Kawase, 2011, 44' 20h05»20h30   Apresentação do Cinema-fora-dos Leões
 21h30»22h20   22h20»23h02  Correspondência: Jaime Rosales – Wang Bing, 2011, 50'
 Correspondência: Fernando Eimbcke – So Yong Kim, 2011, 42'  23h02»00h00   Apresentação do Cinema-fora-dos Leões

Caixa de texto: Janeiro de 2017 (data a anunciar)


 21h30»00h00   SESSÃO XII – SEMINÁRIO ABERTO #4, Colecção B, Igreja de São Vicente

Processos: Entre Cinema e Performance
 21h30»00h00  Conversa com José Gil Ana Godinho (a confirmar), moderada por José Manuel Martins
Na sua instalação video ‘A dama de Corinto’, José Luís Guerín revisita a mitológica genealogia intermedial que começa na história narrada por Plínio, o Velho, sobre a origem consecutiva da pintura e da escultura no desenho amoroso dasilhueta (do duplo mortal) de um rosto; que atravessará as estações de sombras do negativo fotográfico e das danças de espectros do cinema; para voltar ao museu sob a forma de video-instalação, e  tornar a dialogar com aquelas artesdo passado.Esse largo trajecto do cineasta, constitutivo da sua noção de cinema, consagra o princípio da arte como processo, para além da obra, e alcança finalmente também a forma de livro, como novo passo intermedial, o do ‘museu imaginário’. Esse livro – A dama de Corinto –, metamorfose da instalação do mesmo nome, encontra agora um outro, com quem falar, Sem título – aquele em que José Gil inscreve os seus ensaios incontornáveis sobre ‘A arte do retrato’ e levanta, também a partir da história de Plínio sobre a mesma dama, as questões da imagem, da palavra, da morte, da presença, das micropercepções, e do sentido.

 Breves notas biográficas dos participantes: 
Ana Godinho -  Investigadora e conferencista nas áreas da estética e da literatura, com importante obra publicada em livros  e artigos de referência. Docente em várias universidades portuguesas.
Joana Bicacro  - Docente na Universidade Lusófona. Investigadora de doutoramento no CICANT. Ensaios publicados nas temáticas do corpo, da imagem congelada e desacelerada, e das tecnologias da imagem.
João Soares - Arquitecto. Docente no Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora. Director do curso de Doutoramento do mesmo departamento. Investigador do CHAIA.
José Alberto Ferreira  -  Docente do Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora. Investigador do CHAIA nas áreas da história cultural do teatro, arqueologia dos média, teoria da performance. Dirigiu o Festival ‘Escrita na paisagem’ (2004-2012) e é director e programador cultural da associação Colecção B. Autor de vários títulos publicados nos seus domínios de especialidade.
José Gil  -  O mais importante filósofo português contemporâneo, autor de uma vasta obra com mais de trinta títulos publicados. Professor catedrático jubilado da Universidade Nova de Lisboa.
José Manuel Martins  - Docente do Departamento de Filosofia da Universidade de Évora. Investigador do CFUL, CHAIA e LabCom-IFP. Interesses e publicação na área da estética e da filosofia do cinema. Pianista e programador de cinema.
Susana de Sousa Dias - Realizadora cinematográfica de referência internacional, docente na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, investigadora e autora na área dos estudos fílmicos.
 Cinema-fora-dos Leões  - Grupo de investigação e de programação de cinema da Universidade de Évora, constituído por Luís Ferro, José Manuel Martins, Jorge Branquinho e Rui Salvador.



Organização
Departamento de Filosofia e Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora, Cinem-fora-dos Leões, Colecção B -  Associação cultural

 Apoios
Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Évora, Los Films de Orfeo.

Em colaboração com
CHAIA/UÉ (Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora) e CFUL (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa).


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