Powered By Blogger

terça-feira, 31 de março de 2015

cine - fora-dos-leões








CINEMA-FORA-DOS LEÕES apresenta


Sexta-feira, 3 de Abril
Raging Bull, Martin Scorcese, 1980, 129'

Seguem-se as seguintes sessões:
10 de Abril – O Fim de São Petersburgo, Vsevolod Pudovkin & Mikhail Doller, 1927, 80'


Deslocamos a atenção para a especialidade técnica da montagem cinematográfica com a exibição de Raging Bull (1980), realizado por Martin Scorcese e com montagem de Thelma Schoonmaker, não sendo despiciendo lembrar que a ficha técnica do filme também tem Michael Chapman (director de fotografia), Paul Schrader (argumentista), Robert Chartoff (produtor) e, claro, o touro enraivecido Robert de Niro (Jake la Motta).

Jake, na primeira vez que nos aparece, vemo-lo desfigurado e envelhecido, o percurso será o da inexorabilidade do tempo dentro da indefinição do espaço-tempo. Já antes foi dito algo de semelhante. A entropia registada no rosto. Os quinze minutos seguintes são como que um manual de instruções (também de cinema): uma derrota que é uma vitória, um casamento que é uma profunda separação, um encontro inevitável com a História que é a divergência com o respectivo meio-físico e, finalmente, a consciência de uma super-condição que é o total desfasamento de alguém consigo próprio (com o próprio corpo) e com tudo o que o rodeia.

Todo o restante do filme é uma sustentação desses primeiros quinze minutos. Apenas (um meramente que é tudo) uma viagem entre os buracos de verme dimensionais que consolidam o ponto de vista. O som e a montagem são o veículo natural (porque cinema) dessa vertigem.


Sessões às 21h30
AUDITÓRIO SOROR MARIANA
Cineclube da Universidade de Évora
Rua Diogo Cão, 8 | 7000-872 Évora | Portugal



Luís Duarte Ferro
 atualizou a foto do evento.
7 h · 

1 comentário:

macinef disse...

bom cinema! Obrigado Jorge Branquinho e demais promotores (antónio damasio jmm, lf)