Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

cine FESTIVAL





"NÃO HÁ CINEMA SEM ARQUITETURAS"


Após o sucesso da 2.ª edição do Arquiteturas Film Festival, que teve lugar em Lisboa, em Setembro do ano passado, contabilizando 1300 espectadores, 50 parceiros e 40 personalidades da arquitetura e do cinema, será agora acolhido, em Évora, o Circuito Itinerante do Festival.

Nos próximos dias 19 e 20 de Fevereiro serão exibidos, no Auditório Grande da Universidade de Évora (Colégio Espírito Santo), os filmes premiados em 2014, nas categorias de Documentário, Ficção e Experimental. Realizadores, produtores de cinema, estudantes, profissionais de arquitetura e indivíduos interessados pela arte e cultura em geral são convidados a participar. A reflexão sobre estas duas formas de arte começa a ganhar corpo em território nacional com iniciativas como o Arquiteturas, divulgando o trabalho e vida de muitos arquitetos, promovendo obras arquitetónicas e espaços urbanos e explorando novos diálogos entre as imagens em movimento e a prática da arquitetura.

As 4 sessões, apresentadas em dois dias, às 17h30 e às 21h, resultam da organização da Direção Regional de Cultura do Alentejo e do CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística, em colaboração com a Universidade de Évora, Zarcos - Associação de Músicos de Beja e Associação Académica da Universidade de Évora.

De acordo com Sofia Mourato, Diretora do Festival, pretende-se com o evento "disseminar a paixão e abraçar novas possibilidades de combinar a arquitetura e o cinema; gerar discussões em torno de questões contemporâneas, globais e locais e abrir uma nova direção para a relação entre o festival de cinema e a cidade."








Arquiteturas Film Festival | Auditório Grande da Universidade de Évora










Quinta-feira, 19 de Fevereiro







17h30»19h36

SESSÃO I




Abertura do Circuito Itinerante do Arquitecturas Film Festival

18h00

White Chimney, 24'




Prémio de melhor curta metragem internacional- documentário

18h24

In Media Res, 72'




Prémio de melhor longa metragem nacional







21h00»22h36

SESSÃO II

21h00

Houses for All, 54'




Prémio de melhor longa metragem internacional

21h54

Rua da Estrada, 24'




Prémio de melhor curta metragem nacional- documentário

22h18

Forgotten, 13'




Prémio novos talentos- ex aequo

22h31

Atenção:Isto Pode Ser um Poema, 5'




Prémio novos talentos- ex aequo





Sexta-feira, 20 de Fevereiro





17h30»19h31

SESSÃO III
17h30

Precise Poetry-Lina Bo Bardi, 54'



Prémio audiência
18h24

Bicicleta, 45'



Prémio de melhor curta metragem nacional- ficção
19h09

The Singer, 22'



Prémio de melhor curta metragem internacional- ficção





21h00»22h56

SESSÃO IV
21h00

The Column, 24'



Prémio de melhor curta metragem internacional- experimental
21h24

Bernardes, 92'



Prémio lusofonia





JÚRI DA 2ª EDIÇÃO-2014
ALEXANDRA AREIA (Porto)
Arquiteta atualmente a desenvolver uma pesquisa sobre a produção audiovisual na arquitetura e co-editora da Fanzine Friendly Fire.
http://www.friendlyre.info

EDGAR MARTINS (Londres)
Fotógrafo que recentemente exibiu no CAM "The Poetic Impossibility to Manage the Innite", série de fotografias  produzidas entre 2012 e 2013 na ESA (Agência Espacial Europeia).
http://www.edgarmartins.com/

MARTIN GARBER SALZBERG (Barcelona)
Arquiteto e fundador do projeto Ojo Cónico, um programa de exibição de filmes sobre os fenômenos urbanos e processos de transformação da cidade contemporânea, que decorre em Barcelona.
http://www.ojoconico.org

JUSTIN JAECKLE (Londres)
Curador independente, escritor e artista. Foi iniciador do ciclo de cinema e arquitetura no AF/Barbican em curso desde 2009, oferecendo uma visão ampla de como a arquitetura e a cidade são apresentados e discutidos no cinema, em documentários e obras de arte.  
http://justinjaeckle.tumblr.com

JOSÉ MANUEL CASTANHEIRA (Lisboa)
Arquiteto, cenógrafo e pintor. Atualmente leciona na Faculdade de Arquitetura de Lisboa e realizou, desde 1973, mais de 135 projetos cenográficos em Portugal, Espanha, França e Brasil.
http://jmcastanheira.no.sapo.pt

PEDRO CAMPOS COSTA (Lisboa)
Arquiteto e atualmente curador da representação Portuguesa na 14°Bienal de Veneza, com o projeto do jornal Homeland.
www.camposcosta.comhttp://homeland.pt

RITA NUNES (Lisboa)
Realizadora de cinema, guionista e editora. Depois de terminar a escola de cinema estreou-se em 1997 com a curta-metragem "Minus Nine", que ganhou vários prémios nacionais e internacionais, começa a realizar filmes de publicidade, que alterna com o seu trabalho como realizadora de várias curtas-metragens, filmes para a televisão e documentários.
https://mubi.com/cast_members/314117