Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

HERITALES - Cinefestival

 As tardes Cinefilas divulgam o 1o Press Release do HERITALES

 

 

HERITALES 2020, o festival que disponibiliza filmes sobre 
património.
 
 
Etnólogos, cineastas, artistas e antropólogos revelam segredos culturais sobre mundos normalmente esquecidos.  
Apresentam um conhecimento profundo sobre vários patrimónios de
natureza material e imaterial. Mostram-nos partes recônditas de culturas longínquas;  
com aantropologia visual oferecem um retrato cru da realidade; com a animação fazem sonhar ao transmitindo mundos imaginados; 
através do documentário utópico resgatam culturas indígenas de
resistência, para perpetuar modos de vida e tradições sustentáveis ancestrais.
 
Entre os 45 selecionados do festival HERITALES encontram-se autores de 24 países de todos os continentes. 
Representam diversas comunidades do mundo, desde mulheres tibetanas até aos  índios Mayas de Chiapas, passando pelos camponeses do Vietnam e da floresta Kullu na Índia.
 
Num labirinto de património cultural, inclui uma comunidade nómada do Rajasthan, vidas de refugiados em Atenas, histórias de emigrantes como os árabes de Zanzibar ou os Nakba da
denominada Palestina brasileira.
Lendas e mitos fabulosos como o de Tsu em Taiwan ou histórias
tradicionais chinesas contadas com marionetas de sombras.
 
Todas estas e muitas outras realidades podem ser conhecidas graças ao projeto HERITALES, que se adapta aos tempos organizando virtualmente este festival internacional com sede no
Alentejo, em Portugal. 
 
De 20 de julho a 30 de setembro disponibiliza gratuitamente quarenta filmes (entre curtas e longas metragens incluindo filmes de animação), em: https://stage.heritales.org/ .
 
 
Deste modo, o festival HERITALES abre uma janela de proximidade entre culturas em qualquer parte do mundo, difundindo patrimónios menos conhecidos com o fim de promover asua perdurabilidade. 
Procura refletir a importância da educação na sobrevivência das comunidades.
 
Através de imagens mostra formas de vida sustentáveis para que fique patente que muitas outras formas de vivermos em harmonia com o planeta. 
Assim, desde 2016 o projeto HERITALES segue
os princípios fundamentais da UNESCO, procurando abrir fronteiras que aproximam as pessoas numa viagem que começa na sua página de internet: https//www.heritales.org .
 
Para as pessoas que gostam de cinema de autor independente, e se fascinam por conhecer diferentes culturas, podem aceder a estes mundos através da plataforma HERITALES:
 
https://stage.heritales.org  
 
Para visualizar as películas e votar nas suas preferidas, deve registar-se
na plataforma. Se considerar interessante o nosso projeto cultural, agradecemos que o partilhe o
mais possível. 
  
Estamos gratos desde pelo interesse comum em difundir os diversos patrimónios do mundo. A informação e o conhecimento são essenciais na proteção destas culturas.
 
Veja na pagina web outras formas de apoiar este projeto cultural sobre património."
 
 
mais informações no site 
 
heritales.org
 
e info@heritales.org
  mariazozaya@heritales.org
  nic@heritales.org 




Filmes/Documentários Até 30 de setembro


HERITALES 2020, o festival que disponibiliza filmes sobre património

Etnólogos, cineastas, diretores e antropólogos revelam segredos culturais sobre mundos normalmente esquecidos. Apresentam um conhecimento profundo sobre vários patrimónios de natureza material e imaterial. Mostram-nos partes recônditas de culturas longínquas; com a antropologia visual oferecem um retrato cru da realidade; com a animação fazem sonhar ao transmitir realidades imaginadas; através do documentário utópico resgatam culturas indígenas de resistência, para perpetuar modos de vida e tradições sustentáveis ancestrais.

Entre os 45 selecionados do festival HERITALES encontram-se autores de 24 países de todos os continentes. Representam diversas comunidades do mundo, desde mulheres tibetanas até aos índios Mayas de Chiapas, passando pelos camponeses do Vietnam e da floresta Kullu na Índia. Num labirinto de património cultural, inclui uma comunidade nómada do Rajasthan, vidas de refugiados em Atenas, histórias de emigrantes como os árabes de Zanzibar ou os Nakba da denominada Palestina brasileira. Lendas e mitos fabulosos como o de Tsu em Taiwan ou histórias tradicionais chinesas contadas com marionetas de sombras.

Todas estas realidades podem ser conhecidas graças ao projeto HERITALES, que se adapta aos tempos organizando virtualmente este festival internacional com sede no Alentejo, em Portugal. De 20 de julho a 30 de setembro disponibiliza gratuitamente quarenta filmes (entre curtas e longas metragens incluindo filmes de animação), em: https://stage.heritales.org/ .

Deste modo, o festival HERITALES abre uma janela de proximidade entre culturas em qualquer parte do mundo, difundindo patrimónios menos conhecidos com o fim de promover a sua perdurabilidade. Procura refletir a importância da educação na sobrevivência das comunidades.

Através de imagens mostra formas de vida sustentáveis para que fique patente que há muitas outras formas de vivermos em harmonia com o planeta. Assim, desde 2016 o projeto HERITALES segue os princípios fundamentais da UNESCO, procurando abrir fronteiras que aproximam as pessoas numa viagem que começa na sua página de internet: https//www.heritales.org .

Para as pessoas que gostam de cinema de autor independente, e se fascinam por conhecer diferentes culturas, podem aceder a estes mundos através da plataforma HERITALES: https://stage.heritales.org . Para visualizar as películas e votar nas suas preferidas, deve registar-se na plataforma. Se considerar interessante o nosso projeto cultural, agradecemos que o partilhe o mais possível. Estamos gratos desde já pelo interesse comum em difundir os diversos patrimónios do mundo. A informação e o conhecimento são essenciais na proteção destas culturas. Veja na pagina web outras formas de apoiar este projeto cultural sobre património.

Organização:
Heritales. Com o apoio da DGPC

Fonte : Agenda da DGPC






 
 
 

Sem comentários: