Powered By Blogger

Sobre as Matines Cinéfilas/tardes cinéfilas

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6OVA10mDvjqEBtWO8NqtN98NxGVlGSESRUH5_ZhjW97GwMwzWJJkYGMT2xVaZkx2y5S9yzBLg1icY2qsg9LH45f-atgT7u4Cs99tgzlt8sSG430uG_qbSMJYh-nhuc9hyphenhyphenRmqWA31DHuE/s400/Auditorio.jpg

Sobre as Matines Cinéfilas


“Cultura é Vivência…”

As Matínés Cinéfilas nasceram a 25 de Março de 2007 a partir de uma parceria entre o "Projecto de Investigação em Cultura Visual, Cinema e  Multiculturalidade" (CIEP-UE) e o ccr - Centro Cultural do Redondo. 


Aconteceram ao longo de 3 anos, neste moldes, entre Março de 2007 e Março de 2010 mensalmente ao Domingo à tarde no Auditório do Centro Cultural do Redondo. Ampliaram gradualmente as suas parcerias e o leque rotativo de seus colaboradores…


A equipa fundadora das Matinés Cinéfilas constitui-se por Paula Soares (Investigadora e Membro Efectivo do CIEP-UE), Τακης  Σαραντοπουλος  (Investigador  e colaborador do CIEP-UE) e o CcR - Centro Cultural do Redondo.

Ao longo dos 3 anos em que este Projecto se desenvolveu activamente, foi missão inovadora das Matinés Cinéfilas, enquanto dimensão aplicada do Projecto de Investigação "Cultura Visual, Cinema e Multiculturalidade" (2007-2010) de Extensão Universitária que integrou:


*Contribuir para a divulgação e experimentação cultural no Alentejo.


*Desenvolver mensalmente novas práticas de extensão cultural universitária.

*Interagir com a comunidade envolvente de modo integrador.

*Incentivar a criação de experiências multiculturais através da introdução dos seguintes conceitos:

1.Apresentação mensal de Sessões temáticas com recursos de Cultura Visual, Cinema &   Multiculturalidade.


2.Tertúlias mensais após as sessões em Espaços Culturais do Alentejo.
(Desenvolvimento Cultural).

3. Divulgação de Cinema do Mundo. (Conhecimento Global)


4. Divulgação de Poesia do Mundo. (Conhecimento Cultural)


5. Divulgação de Sons do Mundo. (Conhecimento Cultural)


6. Divulgação de Danças do Mundo (Conhecimento Cultural)


7. Divulgação de Sabores do Mundo através da rubrica Cozinhas do Mundo. (Conhecimento Cultural).

8. Criação de nova rubrica Matinés-em-Movimento visando o alargamento a novos espaços geográficos a integrar este Projecto… (Expansão Cultural)





Desde Abril de 2010 as Matinés Cinéfilas continuam a sua divulgação  já independentes do anterior Projecto de Investigação que integravam... :)

O carácter inovador, bem como o impacto cultural proporcionado através da implementação deste Projecto, conduziu a elaboração de um livro com os momentos mais significativos das mais de 30 sessões de Matinés Cinéfilas realizadas entre 2007 e 2010. (para encomendas:  CIEP - Universidade de Évora e/ou Editora Pedago)

Em 2014 o blog alterou a sua denominação para "tC - Tardes cinéfilas"  agregando e divulgando  cin(e)ventos de Évora, de Redondo e outras localidades e territórios

Periodicamente também com actividade de co-programação/co-distribuição/co-exibição e aberto por novas parcerias