Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Cine-páteo

Quinta - feira ; 30/7; 22h00

Cinema "Pateo das Romas" /Av. S Sebastião (Évora)

"O labirinto do fauno"

O  λαβυρινθος   tou πανα




Cinema no Convento´20
Cinema e Intervenção

(Do Surrealismo ao Documentário)

30.07.2020


Dia 3   - O Realismo Mágico
Labirinto do Fauno

Direção: Guillermo del Toro

Espanha/México - 1h 52min / Fantasia, Terror
Sinopse:
Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.


Guillermo del Toro (Guadalajara, 9 de outubro de 1964) é um cineasta, guionista e produtor mexicano. Criado pela sua avó, Del Toro desenvolveu interesse por cinema quando adolescente. Mais tarde, aprendeu sobre efeitos e maquiagem com Dick Smith (que trabalhara em O Exorcista e vários curta-metragens). Por dez anos, trabalhou como supervisor de maquiagem, até formar a sua própria companhia, Necropia, no começo dos anos 80. Dirigiu ainda programas para a TV Mexicana, onde aprendeu a fazer filmes.
Recebeu o Oscar de Melhor Diretor e Melhor Filme por The Shape of Water (2018).

Realismo Mágico
O realismo mágico é uma escola literária surgida no início do século XX. Também é conhecida como realismo fantástico ou realismo maravilhoso, sendo este último nome utilizado principalmente em espanhol. É considerada a resposta latino-americana à literatura fantástica europeia.
O realismo mágico não quis estar ausente da sétima arte e apareceu também no cinema contemporâneo.
Há três tipos: o metafísico, o antropológico, e o ontológico.
Procuram contar uma história real recorrendo ao sobrenatural, fantástico ou folclórico.
Laberinto del Fauno:

Realidade e fantasia completam-se num verdadeiro banquete de cenas e personagens inesquecíveis. Visualmente, o filme é soberbo. A cor é extremamente carregada de um sombreado que transforma a narrativa num livro antigo de fábulas.


Fonte : Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial – DCP - CME



Sem comentários: