Powered By Blogger

domingo, 8 de setembro de 2019

cine-festival

FIKE 2019: Cinema na rua em Évora de 10 a 15 de Setembro

A 16.ª edição do FIKE - Festival Internacional de Curtas metragens de Évora acontece entre 10 e 15 de Setembro, na Praça 1 de Maio, junto ao Mercado Municipal.


FIKE traz o cinema para as ruas da cidade, com 40 curtas-metragens apuradas para a selecção oficial em competição. Durante o festival, serão exibidos títulos que, segundo os programadores, "retratam um questionamento social que atravessa o mundo, com muitos filmes a fazerem o reconhecimento da africanidade do mundo, mostrando realidades e ficções de territórios tão diversos como a Colômbia ou a Austrália, com o cinema a fazer primeiro que a Europa a descolonização do mundo pela arte".

O programa paralelo do FIKE estreia-se na Igreja de São Vicente com Conversa com os realizadores, sempre às 18h00. No dia 11, Da terra ao céu, da PédeXumboPedro Grenha Rui Cacilhas, sobre cultura e tradição oral no Alentejo, a 12 de Setembro o filme Viver, de Rui Fernandes e Hugo Miguel Coelho, que resultou de um processo de trabalho junto da APPACDM de Évora com a participação na música pelo Dj Sims, no dia 13 é exibido UMA, de Carlos Gomes Fran López Reyes, um documentário sobre 43 quilómetros corridos na areia da praia ao longo do Oceano Atlântico. A finalizar a programação na Igreja de São Vicente, também no dia 13, às 23h30 acontece o Cine Concerto de Charlie Mancini com música para filmes clássicos do cinema mudo.

A encerrar o festival estará o concerto e performance Visual –Xesy, com Luís Luz e Filipe Rebelo, às 23h30, no dia 14 de Setembro. Os vencedores do FIKE serão anunciados no dia 15.

O Festival Internacional de Curtas-metragens de Évora tem entrada livre.

 Toda a programação e outras informações podem ser encontradas em https://www.facebook.com/festivalfike/ e http://www.cm-evora.pt/pt/agendacultural/Paginas/FIKE-2019.aspx.


Sem comentários: