Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Cinema no teatro

30, 31/5 e 1/6

Évora



30 de Maio

17H00
SESSÃO TODOS EUROPEUS
Cinema
6 filmes
The Shape / Bélgica, 4’ de Jaco Van Dormael. #EUandME – Quando uma chuva negra ameaça uma pequena cidade, uma rapariga decide não se calar e utilizar a força das palavras e da poesia contra a escuridão opressora.
Magister / França, 6’ de Kikian Huet. A história de Edward, um jovem treinado para substituir o presidente totalitário de uma nação. Se numa primeira fase expressa admiração, depois descobre o lado negro desse privilégio.
Welcome to the New World / Alemanha, 11’ de Anni Sultany e Jerry Suen. Relato ficcional baseado em eventos reais e filmado durante o encontro G20 em Hamburgo em 2017. Conta a história de Lenina, cuja realidade muda repentinamente quando se vê confrontada com questões de poder e legitimização de violência. O grupo Great 20, que era suposto proteger a humanidade, começa a reprimi-la. Premiado no Bristol Radical Film Festival.
Mohamed, The First Name, França, 15’ de Malika Zaïri. Mohamed é o nome próprio mais popular do mundo. No entanto, é um fardo no mundo ocidental como explica Mohamed, um menino de 10 anos, através de experiências da sua vida em França.
Cristian / Portugal, 26’ de Luís Baldaque. Retrata a vida de um homem de nacionalidade romena, ex-toxicodependente e ex-sem-abrigo. Christian Georgescu nasceu em 1978 na Roménia e foi no Porto que renasceu. É nesta cidade que reescreve a sua história como ativista e educador de pares. O carisma que o caracteriza une-se à determinação de querer trazer a mudança à vida daqueles que hoje passam por muito daquilo que foi o seu passado. O documentário aborda as diferentes fases da sua vida, assim como o seu renascer das cinzas.
La Clé / França, 5’51 de Valerie Mueller e Angelin Preljocaj. Num edifício em construção, várias pessoas de diferentes culturas trabalham em conjunto. Quando uma inspetora de obras chega para fazer um controlo, é preciso encontrar uma chave para que a inspeção se possa fazer.
18H00
Catalunya: 1-0 / Espanha de Xuban Intxausti
Cinema .:. 40’ | m12
As imagens e testemunhos do que se passou em cinco assembleias de voto do referendo convocado pela Generalitat da Catalunha, a 1 de outubro de 2017. Várias imagens foram recolhidas com telemóveis pelos próprios cidadãos. Quando estreou no canal TV3 da Catalunha, bateu recordes de audiência. Produzido pela Mediapro.
21H30
Humor contra a discriminação*
Por Cátia Domingues
As redes sociais e as caixas de comentários estão a revelar-se um palco de fomento da intolerância e discurso de ódio. Cátia Domingues, a partir do seu trabalho como humorista, vai explicar como é possível desmontar o preconceito recorrendo… ao riso. Cátia Domingues, é argumentista do programa “Gente Que Não Sabe Estar” (TVI) e responsável por formatos como One Woman Show ou O Jogo do Tanso.
22H00
The Trial: the State of Russia vs Oleg Sentsov de Askold Kurov
Cinema .:. 75’ | m12
Oleg Sentsov é um realizador de cinema ucraniano, detido em 2014 na Crimeia e condenado a 20 anos de prisão, acusado de planear atos terroristas contra o domínio russo na Crimeia. A Amnistia Internacional descreveu o processo judicial como um “julgamento injusto perante um tribunal militar”. Em 12 de dezembro de 2018, Oleg Sentsov recebeu do Parlamento Europeu o Prémio Sakharov para a Liberdade de pensamento, em reconhecimento e solidariedade para com a sua luta.
Parceria: Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal
* Com tradução para Língua Gestual Portuguesa

Sem comentários: