Quarta, 14/12; 21H30
ISV - Igreja Sao Vicente
SESSÃO VII
SEMINÁRIO ABERTO #2, Colecção B, ISV Processos: Entre Cinema e Performance
La Jetée, 1962, Chris Marker, 28'
Conversa com José Manuel Martins e Joana Bicacro,moderada por José Alberto Ferreira
Se, segundo Bazin, a fotograf ia é a base do 'realismo ontol ógico' da cinematografia, Mark er, em 'O Pontão', e J.L. Guer ín, em Unas fotos en la ciudad de Sylvia', mostraram que é possível converter o fotograma num acontecimento cinemático, quer dizer: pô-lo em movimento, e fazer 'um filme de fotografias'. Mas a imobilidade da fotografia ou do fotograma é ontologicamente perigosa: se, em 'Unas fotos...' a sua sucessão pode indiciar um imaginativo jogo detectivesco com a realidade, 'O Pontão' vem recordar que o movimento hirto é o signo da morte. 'Tren de Sombras / Le spectre du Thuit' oscilará, então, na obra de Guerín, entre as duas coisas: entre a busca detectivesca da vida e de Eros, e o encontro espectral com o Morto – entre o fotograma e o filme, nessa zona misteriosa de transporte entre ambos que é a película a passar como um'comboio de somb ras' (Máximo Gorki) que transp orta a 'Morte 24 x por segundo ' (Laura Mulvey).
Sem comentários:
Enviar um comentário