Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

cinema todos os dias em Évora (no stop )






CINEMA-FORA-DOS LEÕES apresenta

Quinta-feira, 29 de Setembro, 21h30

AUDITÓRIO SOROR MARIANA
Cineclube da Universidade de Évora


SUD / 1999, Chantal Akerman, 71 min., com legendas em inglês/francês (3).
Sessão integrada no ciclo Sul. Visões e Representações, da programação paralela à Exposição Habitar Portugal 12-14, patente no Fórum Eugénio de Almeida.


Ciclo Sul. Visões e Representações
Tomando como referência o ensaio de Edward W. Said (Orientalismo, 1978), esta selecção de cinco filmes propõe uma revisitação às noções de representação, identidade e memória que constroem a ideia de Sul – espaço difuso, representado tanto a partir de dentro, desde o próprio Sul, como do seu oposto bussular, o Norte.
Os projectos de arquitectura patentes na exposição Habitar Portugal 12-14 (Fórum Eugénio de Almeida) revisitam e apropriam-se de alguns dos conceitos próprios da arquitectura tradicional do Sul. Constantes como encerramento, escassez, opacidade, contraste luz- sombra, contraste interior-exterior, massa, tectónica, utilização de materiais e técnicas construtivas tradicionais, são intensos estímulos criativos para a concepção de uma arquitectura contemporânea, futura vernacular.
Em continuidade, neste ciclo de cinema, a noção de Sul é entendida ora como matéria criativa, ora como produto cultural em constante construção e transformação.
Sud (1999), de Chantal Akerman, é um percurso analítico, em busca da essência, do espírito do lugar, do Sul dos Estados Unidos da América. Akerman observa e ausculta os rastos de violência, morte, sangue, espiritualidade e superstição omnipresentes na cultura do Sul dos USA, através do reconhecimento do sentido sulista gravado nas estradas, campos de algodão e tabaco, árvores, rochas e pessoas que o constroem. O Sul enquanto assombração e condição natural.


Sexta-feira, 30 de Setembro - O Mar de Sines (2016), Diogo Vilhena - com a presença do realizador (1 e 2)

Sem comentários: