Bom Solstício de Inverno e Bom Natal!
O Sol, sendo a maior luz do céu visível aos Humanos, é para muitos povos um dos símbolos mais importantes, sendo até venerado como um Deus ou encarado como manifestação da divindade entre muitos. Ao contrário da Lua, o Sol que tem luz própria, é afinal a própria essência da Luz, e é quase sempre interpretado como símbolo masculino e por isso associado ao princípio Yang. Ou seja, representa em muitos culturas, se bem que nem em todas, o princípio activo, enquanto a Lua é um princípio passivo. Ao Sol associa-se a noção de calor e de Vida, pois sem ele nada sobrevive.
Em Roma, Saturnália era um festival em honra de Saturno, uma divindade de origem grega cujo culto foi importado para Roma, que ocorria no mês de Dezembro, também em correlação com o solstício de inverno (era celebrada no dia 17 de dezembro, mas ao longo dos tempos foi sendo estendida a uma semana completa, terminando a 23 de dezembro).
As Saturnálias tinham início com grandes banquetes e sacrifícios que eram acompanhados por doações simbólicas. Durante estas festividades, havia como que uma subversão da ordem social, um pouco como as brincadeiras que actualmente se fazem por altura do Carnaval: os escravos podiam comportar-se neste período como homens livres; elegia-se, à sorte, um “princeps” – uma espécie de caricatura da classe nobre – a quem se entregava todo o poder e eram usadas máscaras.
Contam algumas lendas que Saturno tinha sido expulso por Zeus do Monte Olimpo e se havia instalado no Capitólio, onde fundou um povo chamado Saturnia. Acredita-se também que foi acolhido por Jano, uma divindade igualmente oriunda da Grécia.
Mas também o deus Mitra cujo nascimento era celebrado, tal como o Menino Jesus, a 25 de dezembro, tinha uma forte relação com o Sol.
Fonte :http://www.portugalromano.com/site
Search Results
solstício de inverno - YouTube
www.youtube.com/watch?v=anxZoitHLRU.


Sem comentários:
Enviar um comentário