Pages

Pages

quinta-feira, 22 de abril de 2021

C-f-L

web_torcao.jpg

Fotografia do cartaz: Mariana Castro

 

 

 

Cinema-fora-dos Leões,

Direção Regional de Cultura do Alentejo,

e a Livraria Fonte de Letras


apresentam o ciclo de cinema



A Torção dos Sentidos

Pandemia e remediação digital

 

O presente ciclo de cinema parte do livro A Torção dos Sentidos: Pandemia e Remediação Digital (Documenta, 2020) de João Pedro Cachopo, no qual se reflecte sobre a pandemia e os efeitos causados pela conjugação de isolamento físico e uso exacerbado de tecnologias de remediação digital.

 

Na sessão inicial, contaremos com a presença do autor. Num primeiro momento, a decorrer no Auditório Soror Mariana, organizado em parceria com a Livraria Fonte de Letras, acolhemos João Pedro Cachopo para uma conversa informal sobre o seu livro, as motivações que subjazeram à sua escrita e o contexto geral da crise que atravessamos.

 

Em segundo lugar, dar-se-á início ao ciclo de cinema que também terá lugar no Auditório Soror Mariana. Este foi concebido, em articulação com o autor, como um diálogo entre ideias e imagens em movimento, em que as segundas são chamadas a prolongar, incitar e desafiar as primeiras. Não se trata de um decalque a contraluz do livro, mas de um deslocamento de foco para imagens que, embora evocadas pelo livro, têm agora a prerrogativa de interpelar as suas ideias, fazendo-as estremecer.

 

A pedra de toque para a inclusão destes títulos é, por um lado, o facto de eles surgirem referidos ou comentados no livro (é o caso do episódio de Black Mirror, “Striking Vipers”, com que se inicia o ciclo, bem como de Strange Days e Blow-Up) mas é também, por outro lado, a circunstância de uma reflexão sobre a ambivalência das tecnologias digitais – as potencialidades que arrastam mas também as ilusões e perigos que fomentam – ser absolutamente central no livro. É também para esta reflexão que convocamos os futuros espectadores deste ciclo.

 


 

 

 

Programa completo:

 

22 de Abril

16h00

 

18h00

A Torção dos Sentidos. Pandemia e remediação digital

Conversa sobre o livro com João Pedro Cachopo

 

Striking Vipers - Black Mirror (2019), Owen Harris (realizador)

e Charlie Brooker (argumentista)

29 de Abril

18h00


A Vítima do Medo (Peeping Tom, 1960), Michael Powell

6 de Maio

18h00

 

História de Um Fotógrafo (Blowup, 1966), Michelangelo Antonioni

13 de Maio

18h00

 

Estranhos Prazeres (Strange Days, 1995), Kathryn Bigelow

 

 

 

Sessões às 18h00

AUDITÓRIO SOROR MARIANA
Universidade de Évora
Rua Diogo Cão, 8 | 7000-872 Évora | Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário