27 de Agosto a 2 de Setembro - Lisboa
FUSO 2018 | 10 ANOS
(R)evolução e (R)e(x)sistência na Videoarte
Em 2018, o único festival de vídeo arte de Lisboa, completa 10 anos!
A vídeo arte como linguagem artística emergiu como resistência crítica ao sistema mercantil das artes visuais e à consolidação da televisão como veículo de comunicação em massa hegemónico durante a Guerra Fria, causando uma revolução nos códigos da arte. Passados mais de 50 anos do seu início, a vídeo arte encontra-se num contexto de grandes mudanças tecnológicas e de novos conflitos políticos, ideológicos, sociais, estéticos e económicos que nos faz indagar sobre o estado das coisas e a sua relação com a produção artística.
Em 2018, o FUSO comemora o seu décimo aniversário atento às reverberações do mundo contemporâneo e foca a sua atenção nas questões que envolvem os sentidos de resistência, existência, revolução e evolução.
O único festival com programação contínua de vídeo arte nacional e internacional, em Lisboa, tem promovido a criação portuguesa e proporcionado encontros e parcerias. Este ano olha para a sua própria história ao mesmo tempo que interroga e apresenta a produção de vídeo arte em momentos históricos de conflitos. Confrontando linguagens já canónicas às mais contemporâneas, o FUSO mostra obras em vídeo que cruzam as artes plásticas, a performance, o cinema, a literatura e os meios digitais, propondo uma nova abertura à imagem em movimento do século XXI.
Sem comentários:
Enviar um comentário