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quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Cine colóquio



Quarta, 14/12;  21H30

ISV - Igreja Sao Vicente


SESSÃO VII 


 SEMINÁRIO ABERTO #2, Colecção B, ISV  Processos: Entre Cinema e Performance



La Jetée, 1962, Chris Marker, 28'
Conversa com José Manuel Martins Joana Bicacro,moderada por José Alberto Ferreira


 Se, segundo Bazin, a fotografia é a base do 'realismo ontológico' da cinematografia, Marker, em 'O Pontão', e J.L. Guerín, em Unas fotos en la ciudad de Sylvia', mostraram que é possível converter o fotograma num acontecimento cinemático, quer dizer: pô-lo em movimento, e fazer 'um filme de fotografias'. Mas a imobilidade da fotografia ou do fotograma é ontologicamente perigosa: se, em 'Unas fotos...' a sua sucessão pode indiciar um imaginativo jogo detectivesco com a realidade, 'O Pontão' vem recordar que o movimento hirto é o signo da morte. 'Tren de Sombras / Le spectre du Thuit' oscilará, então, na obra de Guerín, entre as duas coisas: entre a busca detectivesca da vida e de Eros, e o encontro espectral com o Morto – entre o fotograma e o filme, nessa zona misteriosa de transporte entre ambos que é a película a passar como um'comboio de sombras' (Máximo Gorki) que transporta a 'Morte 24 x por segundo' (Laura Mulvey).




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