Pages

Pages

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Ciclo Guerin

2a sessao

Ciclo Guerin

Terça, 6/12, 21h30

asm - auditorio soror mariana (Évora)



Unas Fotos en la Ciudad de Sylvia (2007, 67')


Duas Sílvias na cidade dela, ou duas cidades dela - uma, em foto-sequência, a outra, em cine-sequência de lei. E ambas são filmes: um, feito de fotogramas (ou seu equivalente digital), o outro, feito de fotografias - 'veja as diferenças'. 
Nenhum é menos filme do que o outro, e isso por si só faz desabar e leva a reconstruir tudo o que julgávamos que o cinema possa ser. Mais, tudo o que julgávamos que o cinemático, o movimento, possa ser.: porque há um movimento feito de imobilidades, e outro feito de mobilidades. É a montagem, e o fio narrativo, que imprimem essa sequencialidade, sem dúvida: mas não é menos verdade que saímos do 'filme das fotos' com uma sensação de filme, porventura mais estonteante do que saímos do outro. Se o cinema nasceu da fotografia, pode talvez também renascer dela.
Cinema de detective, não cinema de voyeur, o de Guerín: cherchez la femme é o seu lema. E, de caminho, cherchez le cinéma. O personagem procura por toda a parte a sua Sylvia, o cineasta encontra por toda a parte o seu cinema. Sylvia elevada a MacGuffin, e os três coincidem na mesma cidade: o cineasta, o amante, a mulher que ele procura e a cidade dela. Qual será essa cidade?



Sem comentários:

Enviar um comentário