FILMES PREMIADOS DO LEFFEST 16
Dia 13 de Novembro é o dia que marca o encerramento do festival, terminando com a revelação dos grandes vencedores desta edição do Lisbon & Estoril Film Festival.
O filme THE LAST FAMILY do realizador polaco Jan P. Matuszynski
foi o grande vencedor do festival, arrecadando o Grande Prémio Jaeger Le Coultre e o Prémio Revelação TAP. Será exibido hoje às 21h45, na sala 4 do Cinema Medeia Monumental, juntamente com a curta-metragem vencedora do Encontro Internacional de Escolas de Cinema, The Sleeping Saint de Laura Samani.

SAND STORM de Elite Zexer recebeu o Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa e será exibido também no Cinema Medeia Monumental, na sala 3 às 21h30, com a curta-metragem Paul est Là de Valentina Maurel, premiada também no Encontro Internacional de Escolas de Cinema com uma Menção Honrosa.
O júri do festival produzido por Paulo Branco, cuja décima edição termina neste domingo, foi composto por Jerzy Skolimowski, Marthe Keller, Valentina Lodovini e André Saraiva.
Além de Matuszynski, entre os vencedores do LEFFEST contam-se ainda a cineasta israelita Elite Zexer, que venceu o Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa com Sand Storm, o holandês Paul Verhoeven, que recebeu o Prémio NOS Melhor Filme - Escolha do Público com Elle, e Laura Samani, a cujo The Sleeping Saint foi atribuído o Prémio para a Melhor Curta-Metragem.
O festival fecha com a projeção de Animais Noturnos, de Tom Ford, que recebeu o Prémio do Júri no Festival de Cinema de Veneza, neste domingo às 21.30 nos Cinema NOS do Cascais Shopping, The Last Family às 21.45 no Cinema Monumental, em Lisboa, e às 22.00 Elle, também no Monumental.
Palmarés:
Prémio Melhor Filme Jaeger-LeCoultre
The Last Family, de Jan P. Matuszynski
Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa
Sand Storm, de Elite Zexer
Prémio Revelação TAP - Melhor Realizador
Atribuído a Jan P. Matuszynski por The Last Family
Prémio NOS Melhor Filme - Escolha do Público
O Prémio NOS proporciona ao público a oportunidade única de escolher, pela primeira vez, o melhor filme do festival.
Atribuído a Elle, de Paul Verhoeven
O Prémio para a Melhor Curta-Metragem, que distingue o trabalho dos alunos das Escolas de Cinema Internacionais e que este ano foi decidido por um júri composto por Daniel Rosenfeld, Lola Peploe e Stanislas Merhar é atribuído a:
The Sleeping Saint, de Laura Samani
Centro Sperimentale de Cinematografia - Itália
Nesta categoria foi ainda atribuída a seguinte Menção Honrosa:
Paul est là, de Valentina Maurel
INSAS - Bélgica
Sem comentários:
Enviar um comentário